sábado, 6 de fevereiro de 2010

Lavagem de roupas escuras e claras

Medo de manchar suas peças preferidas? Aprenda truques e fique expert na lavagem de roupas escuras e claras


Primeiro, verifique cada peça

Antes de colocar as roupas na máquina, retire sujeiras muito pesadas e outras manchas, que não saem ou que podem estragar a máquina. Verifique se todos os bolsos estão vazios, desdobre as mangas e não se esqueça de fechar zíperes e ganchos. Peças estampadas e escuras devem ser lavadas do lado avesso, para não soltarem tinta.

Separe por blocos de cor

Antes de lavar as roupas, separe-as por cores. Forme blocos de peças brancas, claras e escuras. Deixe de lado as de tecido mais delicado, que precisam ser lavadas à mão. Cada bloco deve ser lavado separadamente, um de cada vez.

Escolha a temperatura

Quando o bloco estiver muito sujo, coloque no modo "água quente" da máquina de lavar. Use a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando a sujeira for moderada. Vá de água fria quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor viva, que desbote. O tipo de sabão ajuda na lavagem: o líquido é ótimo para água fria, enquanto o sabão em pó dissolve melhor nas temperaturas mais quentes.
Conteúdo do site ANAMARIA

Invista numa faxina caprichada e garanta a harmonia da sua casa

Livrar-se da sujeira e da poluição visual traz harmonia à casa. Aproveite a chegada de 2010 para fazer uma faxina daquelas!

Por AnaMaria

Abra os seus caminhos

Guardar objetos que você não usa mais atravanca a sua vida. Pelo menos é o que dizem os chineses adeptos do feng shui. Portanto, doe roupas velhas, livros antigos, CDs e até eletrodomésticos que você não usa mais. Se tiver dúvida na hora de descartar algo, tente lembrar se você usou ou não aquele objeto durante o ano que passou. A resposta indicará o que deve ir embora. Liberado o espaço nos armários e gavetas, reorganize o que ficou. Uma dica é separar as roupas, por exemplo, por cores. Isso facilita sua localização. E cheque se as roupas de cama estão em bom estado. Daí, costure-as ou troque por novas.
Conteúdo do site ANAMARIA

Sal não é só para cozinhar

Ele também serve para ajudar na limpeza de casa. Confira 10 truques que facilitam a vida doméstica

por Karla Precioso

Você sabia que é possível fazer quase toda a faxina com um punhado de sal? Além de ajudar a tirar as manchas e o mofo de pisos e azulejos, ele elimina o cheiro ruim que pode ficar em algumas partes da casa. Aprenda com AnaMaria a preparar receitas caseiras de limpeza à base de sal. Os produtos que você fizer com esse ingrediente poderão substituir os que você compra no supermercado.

10 truques de limpeza

Arear a pia
Uma pasta de aguarrás e sal tira o amarelado do esmalte de pias e vasos sanitários. Aplique-a, deixe descansar por 15 minutos e retire com uma esponja úmida.

Conservar os móveis da sala
Para acabar com manchas amarelas nos móveis de vime, esfregue-os com uma escova dura umedecida em água salgada. Deixar secar ao sol. O sal também tira manchas feitas por água
ou prato quente em móveis de madeira. É só passar em cima do local um pano macio com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal.

Manter o piso brilhante
Passe um esfregão no piso frio com ½ xícara (chá) de sal dissolvido em 1 balde de água morna. Depois, enxágüe bem.

Tirar aquele mofo do azulejo
Lave os azulejos com 1 litro de água morna misturado com ¼ de xícara (chá) de sal, ½ de amônia e
½ de vinagre branco. Nas manchas mais difíceis, faça uma pasta de água com sal ou bicarbonato de sódio.

Purificar o filtro de água
Esfregue sal na vela para deixá-a bem limpa, sem aqueles pontos de limo.

Arear as panelas
Coloque um pouco de sal na esponja e esfregue o alumínio. Para limpar marcas de queimado, salpique sal, umedeça com água morna e lave só depois de algumas horas.

Renovar a cor do tapete
Manchas de gordura são eliminadas com uma mistura de 1 parte de sal para 4 partes de álcool. Esfregue bastante e enxágüe com muita água. Para tirar o cheiro ruim, espalhe sal ou bicarbonato. Aspire em seguida.

Manter as flores artificiais
Coloque os arranjos em um saco plástico, despeje um pouco de sal e sacuda com força. Depois de lavadas, as cores do plástico ficarão bem mais vivas.

Conteúdo do site ANAMARIA